Sobre nós

A APAC - Associação de Pais e Amigos de Crianças é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública, constituída em 24 de Maio de 1995.

Tem como principal objetivo promover ações de reabilitação, orientação, integração e apoio a crianças e jovens com paralisia cerebral, deficiências neuromotoras, com problemas de desenvolvimento e/ou em situação de risco, integrando actividades de orientação e apoio psico-social, médico-funcional e terapêutico.

Iniciou a atividade com a valência de Apoio Ambulatório direcionada para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos dos concelhos de Barcelos e Esposende.

Em Janeiro de 1998 abre o Serviço de Intervenção Precoce par crianças dos 0 aos 6 anos, portadores de deficiência ou em risco de atraso de desenvolvimento.

A 2 de Agosto de 1999 é credenciada como Centro Especializado - Entidade Prescritora de Ajudas Técnicas - Diário da República nº 178 de 2 de Agosto - Despacho nº 14725/99.

Em Setembro de 1999 surge o Centro de Acolhimento Temporário para crianças em situações de emergência decorrentes de abandono, maus tratos, negligência ou outros factores.

Em Março de 2005 inicia um novo Serviço na sequência de um protocolo entre a Segurança Social e a Instituição  - Atendimento e Acompanhamento das Famílias com Rendimento Social de Inserção da freguesia de Arcozelo.

Em 2006 foi criada uma nova valência, um Centro de Atividades Ocupacionais - CAO. Este equipamento social destina-se a desenvolver actividades ocupacionais para jovens e adultos com deficiência grave e/ou profunda, a partir dos 16 anos, com vista a estimular e facilitar o desenvolvimento das suas capacidades.

Em  Dezembro de 2010 a APAC recebeu da APCER o Certificado de Qualidade, reafirmando assim, a posição de competência e credibilidade que sempre ocupou na Comunidade na qual nos inserimos.

Com a implementação do previsto nop Decreto-Lei nº 281/2009 de 6 de Outubro, onde é criado o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, abreviadamente SNIPI e desenvolvido através da atuação coordenada dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde e da educação, com o envolvimento das famílias e da Comunidade, a APAC é convidada a adotar uma nova forma de trabalho no âmbito da Intervenção Precoce na Infância, incluindo uma ELI (Equipa Local de Intervenção), que terá como intervenção crianças dos 0 aos 6 anos de uma parte das freguesias de Barcelos e todas as de Esposende. Assim converte-se a Valência de Apoio Técnico Precoce em IPI - ELI7 (Equipa Local de Intervenção Precoce 7), com protocolo assinado em Maio e constituição efetiva da ELI a partir de Setembro de 2011. 

 

Para mais esclarecimentos por favor contacte-nos