III CAMINHADA "NO MESMO PÉ DE IGUALDADE"

15-12-2011 15:00

 

No dia três de Dezembro de 2011, sábado, decorreu pelas 10 horas a concentração das pessoas no Largo do Sr. da Cruz para a partida da Caminhada. A Empresa Municipal de Desportos de Barcelos disponibilizou um Professor de Educação Física do Projeto Barcelos Saudável. Muitos foram os participantes, que movidos pela grande divulgação do evento e com as condições climatéricas favoráveis, encheram as ruas de Barcelos.

 

Foi realizada uma paragem na Câmara Municipal que permitiu a todos assistir à inauguração da exposição “(A)braços com a Convenção”, patente na Sala Gótica da Câmara Municipal até 9 de Dezembro, com trabalhos alusivos à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, elaborados por utentes de diferentes instituições e escolas do concelho.

 

De seguida a Caminhada continuou o seu percurso até ao ponto de partida, associando-se a ela a Escola Rosa Ramalho com o seu cartaz; a Orquestra do Grupo Folclórico de Barcelinhos e os Amigos da Montanha, que iniciaram a sua caminhada na referida escola.

 

Este ano a iniciativa teve a participação de um público diferente das outras edições. O facto de ser sábado, permitiu a adesão de cidadãos a título particular que se fizeram presentes dando corpo ao grande volume de pessoas a participar no mesmo.

 

Foi também possível integrar a iniciativa da Escola Rosa Ramalho, a qual iniciou a Caminhada na referida escola, juntando-se ao resto dos participantes no momento de paragem na Câmara. Foi possível ainda contar com a Orquestra do Grupo Folclórico de Barcelinhos que faz parceria com a escola Rosa Ramalho e que alegraram a Caminhada com os seus cantares.

 

O percurso definido para este ano foi mais longo do que os percursos anteriores, visto que a iniciativa previa ter um impacto, aproveitando o dia de sábado, e por isso passar pelo maior número de pontos centrais da cidade. Considera-se que apesar de o mesmo ser mais longo, não demoveu os participantes que quiseram levar a cabo o objetivo de sensibilizar para a deficiência.

 

No final da caminhada, pelas 12:00, aguardava no Largo da Porta Nova, o Professor Luís da EMDB para terminar o evento com alguns alongamentos.

 

Considera-se que o balanço da atividade é bastante positivo e de ano para ano vai ganhando maior dimensão e adesão de participantes de todos os quadrantes da sociedade.