Comemoração Dia Internacional dos Direitos da Criança

24-11-2011 13:00

 

Tal como tem sido hábito em anos anteriores o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) não poderia deixar de realçar a importância da data de 20 de Novembro, quer pela natureza do Serviço quer pela sua missão, no que respeita ao amplo conjunto de direitos fundamentais -direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – proclamados na Declaração dos Direitos da Criança.

A Convenção sobre os Direitos da Criança não é um conjunto de promessas, mas de obrigações. A sua aplicação é, em primeira instância, uma obrigação dos governos, mas exige o envolvimento de toda a sociedade – pais, professores, activistas sociais e as próprias crianças têm um papel importante a desempenhar. Com o apoio de cada um de nós, este movimento mudará o mundo para as próximas gerações. (UNICEF)

Neste sentido, a equipa técnica do CAT procurou refletir junto das crianças acolhidas aquilo que são os direitos e liberdades inerentes a cada um e a importância de nesta data ter sido retificado um documento onde se descreve esses mesmos direitos.

O serviço que o CAT presta na comunidade não se esgota no acolhimento das crianças em situação de perigo, mas também adquire um papel e/ou função preventiva. Pretendeu-se, junto dos seus parceiros de intervenção relembrar o papel e a participação ativa de cada cidadão na defesa e na proteção de cada uma das nossas crianças, ajudando-as a serem mais felizes. Foi nesta perspetiva que as crianças acolhidas realizaram uma pequena lembrança para oferecerem aos parceiros de intervenção do Centro de Acolhimento de forma a terem presente aquilo que se revela essencial na defesa da criança – os seus direitos.