FORMAÇÃO PARENTAL

04-04-2012 23:10

As valências de Centro de Acolhimento Temporário e Rendimento Social de Inserção levaram a cabo, em setembro de 2011 e março de 2012, a dinamização de um Programa de Formação Parental - Programa Grupal para Mães e Pais” – que se carateriza por um instrumento promotor de competências parentais junto de pais de crianças em que já ocorreu alguma forma de mau trato infantil – prevenção secundária – bem como pais de crianças sinalizadas como estando expostas a potenciais factores considerados de risco para a ocorrência de mau-trato infantil – prevenção primária.

A construção deste programa resultou da identificação, no âmbito da intervenção junto de pais de crianças institucionalizadas ao longo de uma década no Centro de Acolhimento Temporário da APAC, de lacunas ao nível das competências parentais e educativas. A intervenção técnica com vista à reabilitação destas famílias permitiu a identificação de denominadores comuns deficitários que numa perspetiva grupal poderão ser melhorados e potenciados.  

Assim, ao longo do programa, foram abordadas diferentes áreas do desenvolvimento global da criança e da família designadamente questões relacionadas com a vinculação e a relação paterno-filial; planeamento familiar; acompanhamento da mulher durante a gestação e pós-parto; prestação de cuidados ao bebé nos primeiros anos de vida; adoção de estilos de vida saudáveis; e a importância da escola no desenvolvimento das competências pessoais, sociais e relacionais da criança.

Para abordar as diferentes temáticas, foram dinamizadas um conjunto de sete sessões, com o recurso a especialistas das áreas da Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e da Educação.

Com este programa potenciou-se práticas de parentalidade positiva benéficas para os pais e filhos, contribuindo para um melhor funcionamento do sistema familiar e para a criação de condições para que as crianças possam desenvolver as suas capacidades e competências da forma mais completa possível.